I Encontro de Artes Integradas a Qualidade de Vida

 

Viemos por meio desta e de outras, aproveitar o recebimento das últimas intimadas cartas de despejo para darmos mais vida e sentido ao consagrado “I Encontro de Artes Integradas a Qualidade de Vida” e convidar a todxs e todas para este Avante Adiante!  

     O Encontro tem como propósito reunir artistas, ativistas e terapeutas que atuam em Itaquera e em outras quebradas pela difusão de práticas terapêuticas que favorecem a qualidade de vida nas periferias. Os eixos temáticos centrais que permearão esta primeira leva serão: Saúde Coletiva, Cultura e Meio Ambiente.

Um dos destaques da nossa programação é a releitura da “Carta Manifesto pela Permanência do Barracão do Coletivo ALMA na COHAB II” devido as constantes ordens de despejos sugeridas pela Companhia Metropolitana de Habitação- COHAB.  O causo é que há dez anos estamos reconstruindo um espaço público abandonado e hoje depois de resinificado por meio de toda labuta, sua área está sendo “destinada” a construção de mais prédios.

Diante de mais este fato antissocial imposto pelas desordens vigentes, entre um “debate musicado” e outro, as vivências terapêuticas comunitárias irão nos conduzir da Constelação Sistêmica Familiar e Meditação com Mandalas aos debates sobre Juventude, drogas e questões de gênero como ferramenta de opressão.

E aqui “permaneSeremos nozes” com a casa cheia e o chão “sujo” de muito adubo onde as plantas continuarão a crescer no romper do cimento, enquanto  que (re) afirmamos e a cada dia mais, os nossos sentimentos de comunhão e partilhas que ainda nos permitem gerar uma (r)existência dignamente possível e mais amorosa.

cartaz. maior

 

 Desenho: Vitor Lages

      Programação “I Encontro de Artes Integradas a Qualidade Vida”

                          “Saúde Integral na Infância e Juventude”    

Sexta, dia 24/07/2015  

15h00-  Abertura- Coletivo ALMA

Manifesto pela Permanência do Barracão do Coletivo ALMA na Cohab II

  • 15h30- Vivência de Arte Terapia para Pais e FilhosO Canto do Sabiá”. com Areta Padma terapeuta holística e fotógrafa.
  • 19h00- Palestra e Debate Musicado: “Adolescer numa sociedade desigual: Criminalização da Juventude, uso de drogas e redução de danos” com a psicóloga social Tayná Carvalho e Thiago Pacheco mestre em Saúde Pública pela UNIFESP (integrantes do Levante Popular da Juventude)
  • 20h15- Meditação- com Angélica Rosa do Yoga Itaquera
  • 20h30- Palestra e Debate Musicado: A desigualdade de gêneros como ferramenta de Opressão com as assistentes sociais e pesquisadoras Natália Mercy e Heloá Bueno.
  • Intervenções Musicais com Mari Mata, Kjé Lauí e David Godoy.

                 “Corpo e Sociedade, Alimentação e Meio Ambiente”       

Sábado dia, 25/07/2015 

  • 9h00– Aulão de Hatha Yoga. Coletivo ALMA
  • 10h00h – Vivência Constelação Sistêmica Familiar, com Rodrigo Mattos- Psicólogo Clínico e Acupunturista.
  • 12h00– A banca de trocas “Saberes e Sabores Orgânicos de Eliana Maurelli, Coletivo ALMA recebe Dona Severina da Horta, agricultora urbana moradora de Itaquera, com um bate papo sobre “Agricultura Urbana e Resistência Alimentar”
  • 13h00– Almoço Orgânico e Vegetariano.

  Domingo, dia 26/07/2015

                                      “Artes e Terapias Integradas”     

  •  10h00- Mandalas Terapêuticas e Meditação, com Marcus Vinicius de Moraes. 
  • 11h30- Debate e Vivência Corporal: A Arte dos Afetos no Feminino Consagrado- Dançaterapia e Comunicação Não Verbal (para homens e mulheres) com Thabata Ewara, Coletivo ALMA. 
  • 13h00- Suco Verde e encerramento com uma vivência de Dança Circular.

*Programação Sujeita a alterações;

*Contribuição Espontânea sugerida para as Vivências, Debates e Almoço Orgânico;

*Aos participantes das vivências e debates pedimos chegar com 30min de antecedência;

*A leitura da “Carta Manifesto pela Permanência do Barracão do Coletivo ALMA na Cohab II” permeará todo o Encontro.

Commentários

Diga o que você acho. Seja educado!