Mês da Consciência Indígena no Barracão

 

O Coletivo ALMA promove neste mês de abril o “Mês da Consciência Indígena” no Barracão movidos pela permanência do seu espaço de atuação comunitária na região de Itaquera, o Conjunto Habitacional José Bonifácio.  E sob diálogos de resistências culturais uma mostra de vídeos documentários independentes produzidos na região Amazônica do Rio Tapajós no estado do Pará, ameaçado pela construção de sete hidrelétricas dará início aos debates prepositivos com os filmes “Convenção 169” e a “A Outra Margem” direção de Daniel Wegmann e Phillipe Urvoy sob a colaboração de PI Produções  e “Indios Mundurukus: Tecendo a Resistência” direção de Naya Porã.
Vivências e Oficinas de Arte Ritual como a Jornada Xamânica e Roda de Cantos sob a orientação de  Areta Padma, a apresentação teatral da Bajara Teatro de Encantarias seguidos de um bate papo sobre a pesquisa desenvolvida em diversas comunidades ribeirinas do Rio Tapajós “Corpo, Memória e Cultura dos Povos” e a participação especial da liderança Huni Kuin Bainawá Inubake (Acre) abrindo um círculo sobre as medicinas e a arte ritual do seu povo.

Bainawá

Bainawá Inubake

A musicalidade indígena estará presente no fechamento do encontro com Anápuáka Muniz Tupinambá da Rádio Yandê (Rio de Janeiro), a banda Zarabatanas (Santarém), e os jovens cantores de rap das Aldeias Tenkoa Piau com o grupo OZ Guarani e MC Kunimi da Aldeia Krukutu (São Paulo).

Produzido de maneira independente o “Mês da Consciência Indígena” conta com a parceria de ativistas ambientais, escolas públicas, professores engajados, artistas e coletivos que hoje fazem parte de uma rede de colaboradores que o Coletivo vem tecendo pelo Brasil e América do Sul que apoiam a permanência do espaço cultural comunitário Barracão do Coletivo ALMA, em Itaquera, extremo leste de São Paulo.

 

 

 

 Confira a Programação Abril/2016
zarabatanas*28/04 – 15h00- Vivência(SP): Jornada Xamânica e Rodas de Cantos com Areta Padma  Suhani
17h00- Círculo Aberto com a lideraça HuniKuin Bainawá Inubake (Acre) Bate-Papo sobre as Medicinas Tradicionais e a Arte Ritual do povo HuniKuin.
*29/04– 19h00- Filme: A Outra Margem e Convenção 169, dir. Daniel Wegmann e Phillipe Urvoy- Colaboração PI Produções.
20h30- Teatro: Bajara Teatro de Encantarias– Corpo, Memória e Cultura dos Povos
*30/04– 19h00- Filme: Indios Mundurukus: Tecendo a Resistência, dir. Naya Porã seguido do debate “Diálogos de Resistência” Rio Tapajós
20h00- Música: MC Kunumi (Aldeia Krukutu) e OZ Guarani (Aldeia Tenkoa Piau)
21h30- banda Zarabatanas (Santarém)

Commentários

Diga o que você acho. Seja educado!