Audiovisual

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Rios do Nosso Lugar

O Projeto “Rios do Nosso Lugar”, foi realizado com financiamento do Fundo de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (FEHIDRO), por meio um processo de educação ambiental e comunicação social voltado para docentes e discentes da rede estadual de ensino da região da Sub-bacia do Alto Tietê – Cabeceiras, contribuindo para a difusão dos conceitos das Políticas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos.

Desse processo foram produzidos 3 vídeos documentários:

Água e Memória: história ambiental do Alto Tietê Cabeceiras.

Água e Abastecimento: captação, tratamento e distribuição de água no Alto Tietê Cabeceiras.

Água e Território: conflitos pelo uso e ocupação do solo no Alto Tietê Cabeceiras.

Além dos 3 vídeos, também foram realizados encontros com professoras e professores da rede pública, apresentação do espetáculo de teatro “(Des)água”, oficinas com os alunos das escolas públicas da região leste de São Paulo e as exibições dos documentários nas comunidades onde foram realizados algumas gravações.

Agora os vídeos estão disponíveis para quem desejar assistir. São produções dentro do contexto do audiovisual com teor crítico acerca do assunto que nos é urgente.

Aqui os links dos 3 vídeos. Deixe seu comentário, isso nos ajudará a seguir pelas trilhas das águas, sempre em busca de conteúdo que colabore para um pensamento que fuja do lugar comum e da mesmice.

Rios do Nosso Lugar: Água e Território

 

Rios do Nosso Lugar: Água e Abastecimento

 

Rios do Nosso Lugar: Água e Memória

 

Ritos de Rios e Ruas

Sinopse: Uma trajetória pelas cabeceiras do rio Tietê, conhecendo pessoas e paisagens que fazem a história da região. De forma crítica e poética, a obra traz uma reflexão sobre o processo de urbanização na região e as consequências deste processo no dia-a-dia das comunidades.

banner_ritos de rios e ruas_horizontalFruto de uma expedição de dez meses pelas comunidades do Alto Tietê, o documentário “Ritos de Rios e Ruas” traz relatos com diferentes pontos de vista acerca das transformações ambientais e culturais da região.

A obra busca valorizar o potencial hídrico remanescente do Alto Tietê Cabeceiras. Por meio da análise de especialistas e de entrevistas com moradores, são discutidas as transformações no cotidiano advindas do processo de urbanização: loteamento de terras, ocupação de áreas de mananciais, especulação imobiliária, bem como o impacto ambiental sobre o Tietê: retificação e desvio do curso natural do rio, destruição das várzeas, descarte incorreto de resíduos sólidos e insuficiência de tratamento de esgoto.

Desde sua estreia, em Mogi das Cruzes, a exibição do documentário tem fomentado debates sobre assuntos como a ocupação do solo nas cidades e a proteção dos recursos hídricos, e tem sido ferramenta de reflexão coletiva. O projeto é realizado pelo coletivo ALMA (Aliança Libertária Meio Ambiente) por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

FICHA TÉCNICA

Ritos de Rios e Ruas

Concepção: Coletivo ALMA

Coordenação de projeto: Alexandre Falcão e Daniela Caielli

Direção de vídeo e roteiro: Mário Dalcendio Jr.

Pesquisa e Argumento: Alexandre Falcão, Daniela Caielli e Eliana Maurelli

Produção Executiva: Eliana Maurelli e Marcello Nascimento de Jesus

Câmera: Jonilson Montalvão e Ronie Riccomi

Imagens adicionais: Eliana Maurelli e Mário Dalcendio Jr.

Captação de áudio: Jonilson Montalvão e Ronie Riccomi

Fotografia Still e apoio de produção: Ana Rolf, Letícia Elisa, Mauro Grillo, Samara Costa, Thabata Ottoni, Thiago de Oliveira Silva

Montagem, Design e Finalização: Daniel Carezzato e Felipe Carrelli (Filmes pra bailar)

Consultoria de história ambiental: Janes Jorge.

Trilha Sonora: Thiago de Oliveira Silva e Thiago Rocha

Motoristas: Angela de Souza Pereira e Sérgio de Sousa Pereira

Projeto gráfico: Murilo Thaveira

Gênero: documentário

Duração: 37 minutos

Ano de produção: 2013

Coprodução: Estúdio OM Produções Periféricas


 

Saindo da Lixeira

Saindo da Lixeira é um vídeo comunitário destinado aos moradores da COHAB José Bonifácio (conjunto habitacional de mais de 200.000 habitantes localizado em Itaquera, Zona Leste de São Paulo), parte de um projeto mais amplo de educação ambiental que fomenta a reciclagem dos materiais e também das idéias, dos valores e dos desejos, através da arte e do conhecimento, realizado pelo Coletivo ALMA, através de intervenções teatrais nos prédios e espaços comunitários da COHAB.

Acreditamos que este documentário de ação educativa possa também interessar pessoas de outras regiões por tratar de um tema universal: o desafio do lixo e o envolvimento comunitário na busca de soluções para este impasse da sociedade. Assim, com uma linguagem documental, o vídeo tem a intenção de ser um instrumento para a sensibilização dos moradores. Mais do que adestrar para a coleta seletiva, visamos motivá-los a esta prática ao mostrar a humanidade dos agentes da cadeia da reciclagem e, assim, buscamos tocar a consciência através de sentimentos de pertencimento e solidariedade.

 

_______________

SINOPSE: Conjunto José Bonifácio, Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Em meio à crise financeira mundial, o vídeo documenta o dia-a-dia da catação e coleta de resíduos, trazendo à tona o olhar, os desafios e os sentimentos das pessoas que vivem da reciclagem. Abordando a complexa problemática do lixo em São Paulo, o vídeo tem como pano de fundo a ação artística e educativa do Grupo ALMA Ambiental, formado por jovens do bairro que agem para sensibilizar e mobilizar a população, incentivando a autonomia a partir de uma nova consciência.
FICHA TÉCNICA

Saindo da Lixeira

Documentário, 46min, 2009

DIREÇÃO, PRODUÇÃO, FOTOGRAFIA E MONTAGEM: Filipe Freitas
PRODUÇÃO, ASSISTENTE DE DIREÇÃO E CÂMERA ADICIONAL: Eliana Maurelli
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO E FOTOGRAFIA STILL: Luciane Lima
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Marcello Nascimento
DESIGN E FINALIZAÇÃO: Macau Amaral

APOIO DE PRODUÇÃO: Alexandre Falcão, Thábata Ottoni, Thiago Silva

ARGUMENTO: Alexandre Falcão, Thábata Ottoni
REALIZAÇÃO: Coletivo ALMA

Coprodução: Estúdio OM Produções Periféricas
CO PATROCÍNIO:

Secretaria de Cultura do Município de São Paulo

APOIO: CRUFFI – Cooperativa de Reciclagem União Faz a Força de Itaquera; Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo; Ciclo Ambiental – Camisetas Pet www.cicloambiental.com ; Phytoterápica – www.phytoterapica.com.br ; Queima Filmes – www.queimafilmes.com.br ; Ecoarte Papel – www.ecoartepapel.com.br ; Casa de Cultura Raul Seixas – Parque Raul Seixas ; Cooperativa União ; Cultzone Filmes

CINECLUBISMO

Desde 2009 o Coletivo ALMA tem circulado pela comunidade de José Bonifácio exibindo documentários, animações, curtametragens e uma série de produções audiovisuais que incentivam a reflexão acerca da cultura e do meio ambiente.O cineclubismo é uma atividade forma um público seletivo, consciente e crítico para as produções audiovisuais e tem sido exercitado pelo Coletivo Alma em diversos eventos em espaços alternativos: Terreno Ocaruçu (ocupação cultural de terreno subutilizado na comunidade de José Bonifácio), CineHabitarte, Circuito Tela Verde, Cine Murão em parceria com o SESC Santo André.

Cine Murão – Exibição ao ar livre, Conjunto Habitacional Prestes Maia – Santo André, 2009

CineHabitarte – Exibição na Escola Estadual Indiana Zuycher – José Bonifácio – 2010

Estréia do documentário Saindo da Lixeira na Casa de Cultura Raul Seixas – exibição realizada em 2009

Cine Murão – Exibição ao ar livre, Conjunto Habitacional Prestes Maia – Santo André, 2009
CineHabitarte – Exibição na Escola Estadual Indiana Zuycher – José Bonifácio – 2010
Estréia do documentário Saindo da Lixeira na Casa de Cultura Raul Seixas – exibição realizada em 2009