Ritos de Rios e Ruas

Sinopse: Uma trajetória pelas cabeceiras do rio Tietê, conhecendo pessoas e paisagens que fazem a história da região. De forma crítica e poética, a obra traz uma reflexão sobre o processo de urbanização na região e as consequências deste processo no dia-a-dia das comunidades.

Fruto de uma expedição de dez meses pelas comunidades do Alto Tietê, o documentário “Ritos de Rios e Ruas” traz relatos com diferentes pontos de vista acerca das transformações ambientais e culturais da região.

A obra busca valorizar o potencial hídrico remanescente do Alto Tietê Cabeceiras. Por meio da análise de especialistas e de entrevistas com moradores, são discutidas as transformações no cotidiano advindas do processo de urbanização: loteamento de terras, ocupação de áreas de mananciais, especulação imobiliária, bem como o impacto ambiental sobre o Tietê: retificação e desvio do curso natural do rio, destruição das várzeas, descarte incorreto de resíduos sólidos e insuficiência de tratamento de esgoto.

Desde sua estreia, em Mogi das Cruzes, a exibição do documentário tem fomentado debates sobre assuntos como a ocupação do solo nas cidades e a proteção dos recursos hídricos, e tem sido ferramenta de reflexão coletiva. O projeto é realizado pelo coletivo ALMA (Aliança Libertária Meio Ambiente) por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

FICHA TÉCNICA

Ritos de Rios e Ruas

Concepção: Coletivo ALMA

Coordenação de projeto: Alexandre Falcão e Daniela Caielli

Direção de vídeo e roteiro: Mário Dalcendio Jr.

Pesquisa e Argumento: Alexandre Falcão, Daniela Caielli e Eliana Maurelli

Produção Executiva: Eliana Maurelli e Marcello Nascimento de Jesus

Câmera: Jonilson Montalvão e Ronie Riccomi

Imagens adicionais: Eliana Maurelli e Mário Dalcendio Jr.

Captação de áudio: Jonilson Montalvão e Ronie Riccomi

Fotografia Still e apoio de produção: Ana Rolf, Letícia Elisa, Mauro Grillo, Samara Costa, Thabata Ottoni, Thiago de Oliveira Silva

Montagem, Design e Finalização: Daniel Carezzato e Felipe Carrelli (Filmes pra bailar)

Consultoria de história ambiental: Janes Jorge.

Trilha Sonora: Thiago de Oliveira Silva e Thiago Rocha

Motoristas: Angela de Souza Pereira e Sérgio de Sousa Pereira

Projeto gráfico: Murilo Thaveira

Gênero: documentário

Duração: 37 minutos

Ano de produção: 2013

Coprodução: Estúdio OM Produções Periféricas

Commentários

Diga o que você acho. Seja educado!