Quem somos

DSC_0805

O coletivo Aliança Libertária Meio Ambiente (ALMA Ambiental) é uma associação sem fins lucrativos, que realiza ações de arte-educação ambiental desde outubro de 2003, tendo como objetivo primordial, a sensibilização e mobilização da comunidade, na busca da multiplicação de atitudes transformadoras que reintegrem o indivíduo às três dimensões da ecologia: mental (interior), social e ambiental.

Em tupiguarani, Itaquera quer dizer Pedra Dura.

Itaquera

No nosso dialeto paulistano, Itaquera quer dizer…

Nossa pedra-mater, mãe que por vezes acolhe no meio da sua dureza; dura-mater, matéria que acolhe a sensibilidade do corpo que somos, mesmo que por vezes insensível nos pareça.

Nossos cursos d’água foram atropelados pela urbanização desordenada e alienada que aterrou, retificou, sufocou e, por evzes, até matou os rios – artérias do nosso corpo-território que guardam uma enorme diversidade de culturas e infinitas possibilidades de existência humana.

Assim como faz com aqueles que não têm condições de ascender às classes dominantes, a Grande Cidade tenta esconder de sua paisagem o que remete ao seu estado natural, selvagem.

Mas mesmo depois de tantas machucaduras, nossa pedra-mãe pulsa e segue falando aos que ouvem com o corpo e com a alma.

Como filhos guerreiros de bom coração dessa Itaquera, falam alto pro mundo ouvir a consagrada Escola de Samba Leandro de Itaquera, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco (surgido na Obra Social Dom Bosco, conhecido como Bloco do Padre – que agrega a formação cultural e cidadã as atividades de escola de samba), o Movimento Reggae na Rua (que reúne bandas de reggae do entorno para tardes de lazer, cultura e informação em espaços públicos da região), o Movimento Yoga Itaquera, além do próprio ALMA e tantos outros unidos nessa grande fraternidade.